Como vai, Forasteiro!?

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Nesta Discussão

Classes e Atributos

Muitos ficam na dúvida, principalmente quando começam a jogar Mercenários, sobre qual classe tem melhor ataque, melhor defesa, etc. Além disso, alguns podem ficar confusos sobre o que faz cada atributo e o que melhorar em seu personagem. Não tenho a intenção de fazer um tutorial detalhado sobre isso, mas apenas um início de conversa sobre o assunto.

Primeiramente, vamos falar das classes. Em cada uma delas, coloquei um gráfico comparativo das principais características em jogo: Ataque (ATQ), Defesa (DEF), Vida (VID) e Velocidade (VEL), rankeados numa escala de 1 a 5.

CAÇADOR
Character introduction2
caçador
Pelo gráfico, podemos observar que o Caçador é balanceado em Vida e Ataque, além de ser a mais rápida das classes. Um caçador de mesmo nível e com as mesmas jóias, almas e demais equipamentos que outro personagem sempre será mais veloz. Tenha isso em mente quando preparar sua estratégia.

GUERREIRO
Character introduction
Guerreiroshadow
O Guerreiro é a única das classes com dois valores máximos nas características: Vida e Defesa. No entanto, é lento e tem o ataque mais fraco dentre as 3 classes. Uma coisa compensa a outra e os experts em jogar com guerreiros sabem bem usar isso a seu favor.

MAGO
Character introduction1
mago
O Mago é quem tem o melhor ataque dentre as 3 classes, além de boa velocidade e boa defesa. No entanto, sua pouca vida o faz uma presa fácil para ataques e precisa sempre de proteção. Somar sua habilidade especial com a potência de seus ataques pode dar vantagem a quem joga com ele.

GRÁFICO COMPARATIVO ENTRE CLASSES

comparativo



ATRIBUTOS

Agora, vamos fazer um resumo dos atributos que aparecem para vocês. Não se assustem com meu poder, sei que é exagerado, mas treinei fortemente para isso. Um dia chegam a meu patamar XD:

personagem

Os atributos mais fáceis de compreender são os primeiros: Vida, Velocidade, ATQF (Ataque Físico), ATQM (Ataque Mágico), DEFF (Defesa Física) e DEFM (Defesa Mágica) são praticamente auto-explicativos. Mas, de forma resumida, temos:

- Vida: Vida, Life, HP, PV, sangue, energia ou como quiser chamar. Todos sabem que se essa barra zerar, já era!
- Velocidade: quem é mais rápido ataca primeiro. Em caso de velocidades próximas, nem sempre acontece.
- ATQF: valor de ataque para personagens do tipo Físico, ou seja, o dano que ele pode causar.
- ATQM: valor de ataque para personagens do tipo Mágico, que funciona do mesmo jeito que o ATQF.
- DEFF: valor de defesa contra ATQF, ou seja, você diminui do ATQF o valor de sua DEFF para saber quanto leva de dano.
- DEFM: valor de defesa contra ATQM, funcionando do mesmo jeitinho que DEFF, só que agora contra ataques mágicos.

Agora, na parte de baixo, temos os outros atributos, que são medidos de forma diferente: em valores percentuais (%). Posicione o cursor do mouse sobre um dos atributos e terá qual o percentual exato dele. Observe que, da mesma forma que ATQ e DEF na parte superior, os atributos são mostrados em pares. Isso não é coincidência, sendo que cada par junta atributos opostos, que se cancelam mutuamente, como veremos a seguir:

goleesq

- Golpe: esse atributo é sua chance percentual de acertar seu ataque. Ele diminui e é diminuído pela Esquiva.
- Esquiva: este aqui é a chance percentual de evitar o ataque completamente. Use Golpe para diminuir a Esquiva do oponente.

Golpe começa no valor de 100% que, contra um oponente sem esquiva, sempre acerta. Dessa forma, se você tiver um Golpe de 100%, o valor inicial, contra um oponente de Esquiva 30%, você não está diminuindo nada na esquiva dele e ele tem 30% de chances de esquivar do seu ataque. Agora, se você tiver um Golpe de 123% contra esse mesmo oponente (Esquiva 30%), a chance dele esquivar só será de 7%, pois o que passar de 100% diminui a esquiva.

bloqper

- Bloqueio: mede a chance percentual de bloquear um ataque. Pode ser diminuído com Perfuração.
- Perfuração: o valor percentual desse atributo diminui o valor percentual do bloqueio na mesma proporção.

Diferentemente de Golpe e Esquiva, aqui os valores se cancelam facilmente. Subtraia um do outro e veja quem sobra. Dessa forma, alguem com Perfuração 30% contra um Bloqueio 43% reduz para 13% a chance desse oponente bloquear.

critres

- Crítico: esta é a chance percentual de causar 50% a mais de dano com seu ataque.
- RES a Crítico: esta é a chance percentual de resistir a um crítico do seu oponente.

Da mesma forma que Bloqueio e Perfuração, subtraia um do outro para saber o resultado. Ou seja, se você tem Crítico 52% contra um oponente que tem RES a Crítico 14%, sua chance de Crítico diminui para 38%. Uma coisa importante: esse percentual do Crítico é a chance de causar Crítico, não seu dano. O Crítico mesmo é 50% a mais de dano. Então, se você tem 10.000 de ATF e faz um Crítico, esse Crítico causaria 15.000 de dano, por aumentar em 50% (5.000).

dcrred

- DANO Crítico: este percentual é o incremento de dano no seu crítico (que já é 50%).
- RED de Crit: este percentual é o quanto seu personagem diminui no dano crítico que ele sofre.

Novamente, subtraia um do outro, como nos dois anteriores. Aqui no DANO Crítico você tem a chance de aumentar o dano do seu Crítico. Assim, se era 50% para todos, um personagem com DANO Crítico de 12% aumenta para 62% (50% + 12%) o dano de seu Crítico.



Bem, pessoal, isso é somente o básico para auxiliar a melhor compreender o funcionamento do jogo. Em tutoriais futuros, abordaremos outros assuntos. Bom jogo a todos! ^^

Comentários

  • TOP TOP TOP TOP TOP!

    Fixado! ;)
    GM e Community Manager - R2Games Brasil
    Problemas? Abra um ticket aqui.
    Quer me avaliar? Responda nossa pesquisa de satisfação! ;)
  • Para quem joga de Guerreiro, a melhor "tática" é sempre colocar gemas de DEFF e VIDA ...
    нєigнт ♥ | s25
  • edited junho 2015
    e dai se - cos mago
  • ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^ ^:)^
    Game Master - Mercenários image
    - Problemas? Abra um ticket
    - Para verificar o andamento do seu ticket, clique aqui
    - Dúvidas que não quer compartilhar no Fórum? Pergunte-me via Mensagem ou ao MentorAge.
    Quer se tornar um Mentor? Confira!
  • PRA MERCS DE ATQ RECOMENDO USAREM MANA FULL INICIANTES ISSO É MUITO IMPORTANTE ... RECOMENDO USAREM ACIMA DO LVL 4.... JAMAIS COLOCAREM MANA EM TANKER ....imagejoias mana
  • Matou a pau, Kynaite! Isso mesmo, "mana full" (deixar +50 em mana somando suas jóias acopladas) não só ajuda como é essencial em batalhas de alto nível. Só faria uma ressalva quanto ao mana em tankers: no jogo tem poucas, mas boas exceções onde vale a pena investir mana, desde que conjugada com velocidade em mercenários de defesa. E tem gente que já sacou isso! :-@
  • PIRULAS DE AUXILIO
    FORMAÇAO DO NEVOEIRO 85 ESPERO QUE AJUDE ALGUEM POIS FOI DIFICIL PRA MIM NO COMEÇO!!
  • Tem uma galerinha aí travada no 85, tenho certeza! Boa dica, Kynaite! :-bd
  • Mentor Aryon dá uma passadinha no Serv (s19,s20,s21), passar umas diks lá!
Sign In or Register to comment.